segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Massa de Maisena

Uma vez, a coordenadora da escola em que eu trabalhava me disse assim: "Eu acho que todas as pessoas deveriam pintar com as mãos."
Adorei este comentário.
Fiquei pensando como nos esquecemos que coisas boas, como colocar a mão na tinta por exemplo, não deveriam ser somente "coisas de criança".
Tenho essa mesma sensação em relação a massa de maisena. É diferente, quase hipnotizante. Eu mesma adoro mexer.


A receita é simples: água e maisena.
Procure uma consistência em que a massa não fique líquida nem sólida. O ideal é que ela tenha certa resistência ao ser pega, dando a sensação de ser dura. Mas, quando na mão, ela escorre e se desfaz como algo mole.


Antes de misturar a maisena com a água, é interessante fazer com que as crianças sintam a maisena em pó. Ela é bem mais fina e macia que a farinha.

Com as crianças pequenas é bom dar alguns instrumentos, como palitos de sorvete, para que elas explorem bem a massa.

E não se assustem com a sujeira pois essa massa é inacreditavelmente fácil de limpar, tanto as mãos quanto as vasilhas. Basta colocar na água e pronto. Ela desaparece.


Mas atenção, essa massa não serve para modelagens. Seu único objetivo é explorar, mexer e sentir. E é até por este descompromisso que eu a acho bem interessante. Mãos na massa então!




Nenhum comentário:

Postar um comentário